Ninguém...
É tão forte, que nunca tenha chorado,
É tão fraco, que nunca tenha vencido,
É tão autosuficiente, que nunca tenha sido ajudado,
É tão inválido, que nunca tenha contribuído,
É tão corajoso, que nunca tenha desistido,
É tão medroso, que nunca tenha arriscado,
É tão sábio, que nunca tenha errado,
É tão alguém, que nunca tenha precisado de ninguém...

Este pequeno poema estava guardado em um dos meus cadernos da faculdade. Não me lembro onde eu o encontrei, não sei de quem é sua autoria. Mas é sábio e nos diz verdades a serem refletidas...

Hoje conheci uma música muito bonita, não apenas por sua letra linda, mas também pela sua melodia. Adoro esse tipo de música e gostaria de compartilhar com vocês...


When I Look At You

Miley Cyrus

Everybody needs inspiration
Everybody needs a soul
A beautiful melody
When the night's so long
Cause there is no guarantee
That this life is easy

Yeah, when my world is falling apart

And there's no light to break up the dark
That's when I, I, I look at you
When the waves are flooding the shore and I
Can't find my way home anymore
That's when I, I, I look at you
When I look at you

I see forgiveness
I see the truth
You love me for who I am
Like the stars hold the moon
Right there where they belong and I know
I'm not alone

Yeah, when my world is falling apart
And there's no light to break up the dark
That's when I, I, I look at you
When the waves are flooding the shore and I
Can't find my way home anymore
That's when I, I, I look at you

You, appear, just like a dream to me
Just like kaleidoscope colors that
Cover me
All I need
Every breath, that I breathe
Don't you know?

You're beautiful

Yeah yeah...

When the waves are flooding the shore
And I cant find my way home anymore
Thats when I,
I I look at you
I look at you

Yeah yeah...

Oh oh...

You appear just like a dream to me...
http://letras.terra.com.br/miley-cyrus/1540465/

Eu não sou o tipo de pessoa que acompanha horóscopo no jornal, daquelas que só sai de casa antes de saber a previsão do seu dia. Mas recebo alguns e-mails de sites esotéricos, que me mandam algumas previsões do período para o meu signo, mas que raramente leio.
Porém, hoje dois títulos desses e-mails me chamaram a atenção e diziam algo do tipo: "Mudar é a palavra do seu período" e o outro era "Lua Cheia provoca maior sensibilidade e mexe com os sentimentos mais profundos". 

Caramba. Que eu preciso mudar, eu sei! Até o meu horóscopo virtual vem por meio de um e-mail me falar isso? Ok, ok. sei que realmente está na hora de fazer algo, de me mexer, de sair da zona de conforto. Mas, analisando o segundo título, a Lua não tem me deixado mudar, porque acabo entrando em profundas análises dos meus sentimentos profundos, o que me impede de dar passos adiante. Háá.
Agora, considerando que este post é o de número 100 do meu blog, será que é um bom ou mau sinal? Bom, depende da Lua. Ou depende do que o horóscopo virtual vai dizer? Háá, de novo.

Houve uma época em minha vida que eu era muito fã das músicas da Ivete Sangalo. O batuque, o ritmo e as letras me traziam uma energia quando eu precisava recarregar o ânimo e a "força pra viver", como diz uma de suas músicas. Então posto aqui uma das minhas favoritas, que me trazia muita energia boa e continua trazendo, não só pela letra linda, mas porque especialmente esta música é gostosinha de se ouvir... é aquela melodia nem agitada, nem lenta, na medida certa pra dar um certo "aconchego" pra nossa alma.


http://letras.terra.com.br/ivete-sangalo/951156/

Não Precisa Mudar


Ivete Sangalo
Composição: Saulo Fernandes / Gigi

Não precisa mudar
Vou me adaptar ao seu jeito
Seus costumes, seus defeitos
Seu ciúme, suas caras
Pra quê mudá-las?
Não precisa mudar
Vou saber fazer o seu jogo
Saber tudo do seu gosto
Sem deixar nenhuma mágoa
Sem cobrar nada
Se eu sei que no final fica tudo bem
A gente se ajeita numa cama pequena
Te faço um poema, te cubro de amor
Então você adormece
Meu coração enobrece
E a gente sempre se esquece
De tudo o que passou [2x]
Oooohh

(Saulo)
Não precisa mudar
Vou me adaptar ao seu jeito
Seus costumes, seus defeitos
Seu ciúmes, suas caras
Pra quê mudá-las?
Não precisa mudar
Vou saber fazer o seu jogo
Deixar tudo do seu gosto
Sem guardar nenhuma mágoa
Sem cobrar nada
Se eu sei que no final fica tudo bem
A gente se ajeita numa cama pequena
Te faço um poema e te cubro de amor
Então você adormece
Meu coração enobrece
E a gente sempre se esquece
De tudo o que passou [2x] [juntos na 2º vez]


(Ivete)
Se eu sei que no final fica tudo bem
A gente se ajeita numa cama pequena
Te faço um poema, te cubro de amor
(Ivete e Saulo 4x)
Então você adormece
Meu coração enobrece
E a gente sempre se esquece
De tudo o que passou

(Saulo)
Não precisa mudar...

(Ivete)
Ah, eu sei que não precisa mudar...

(Saulo)
Não precisa mudar...

(Ivete e Saulo)
Não, não, Uuuuh!

Perdoar. Qualquer conflito é possível de ser solucionado com essa palavra, considerada mágica na solução até mesmo dos casos mais complicados. Mas, por que é tão difícil perdoarmos uma pessoa que um dia nos fez mal de alguma forma?

Por que não conseguimos perdoar as pessoas que já nem fazem mais parte do nosso presente e podem estar em algum lugar esquecidas em nossos passados? Por que não perdoamos atitudes e comportamentos de pessoas do nosso convívio e que, de alguma forma, nos prejudicam?

Muitas pessoas falam: "eu o perdoei". Até que ponto é um sentimento verdadeiro ou apenas da boca pra fora? Como saber que você está realmente perdoando uma pessoa? É quando a raiva ou tristeza não existe mais? Será que isso não seria indiferença? Os limites dos sentimentos são tênues... e a dificuldade do saber perdoar continua...

Hoje o dia começou estranho. Primeiro, meus olhos estavam inchados. Sim, sinais de que a noite tinha sido em claro e ainda com direito a rios e correntezas de lágrimas. Reflexões, aliás, muitas reflexões e uma avalanche de tanta coisa guardada e acumulada, como se anos e anos de vários sentimentos juntos tivessem me falado: agora chega, queremos sair já aí de dentro porque não há mais espaço nem pra um suspiro de irritação. E assim foi: uma explosão de raiva contida, estresse, nervosismo, cansaço. Enfim, tudo transformado em um bom banho para a alma.

E, com os olhos inchados, o sono acumulado pela noite pessimamente dormida, o dia começou. E como eu disse, começou estranho, já anunciando que seria mais um dia daqueles: e-mails chegando, telefone tocando, coisas a fazer acumulando, amigos contando problemas, outros falando notícias tristes, outros me relatando indignações também de seus trabalhos. Assim seguiu meu dia, um tanto conturbado. Na noite anterior havia aliviado uma parte do que estava dentro de mim, mas sentia (e ainda sinto) que boa parte ainda está armazenada em algum lugar dentro deste ser que aqui escreve. E uma apatia, uma sensação de desânimo com a vida começou a me abater. Não que fosse causada pelo que ouvia dos meus amigos, não, pelo contrário, mas como se as vozes internas começassem também a querer falar dentro de mim: "ei, só você ouve seus amigos, e eu aqui dentro de você? Por que não me escuta? Se sempre estou aqui, reclamando pra você? Ei, e eu aqui, que sempre estou com dor e você nem me ajuda?" E assim por diante.

De repente, eis que, no meio de tantas coisas estranhas acontecendo, surge um amigo querido no messenger, que há tempos não tinha notícias. Como de costume, ele entra rapidamente e fala: "Oi Flá, está tudo bem com você?". Respondi tentando desviar o assunto e perguntei sobre ele, que me respondeu, sem eu explicar nada sobre a minha noite anterior e o meu momento atual: "Espera, você não está bem. O que está acontecendo? Vamos marcar de tomar um café, só para eu te dar um abraço". 

Há anos que não vejo um gesto tão simples, mas que é o que mais queremos em um momento como esse: que alguém simplesmente nos dê um abraço e nada mais. Como se a magia e energia desse abraço pudessem amenizar qualquer situação ruim que esteja acontecendo com a gente. E abraço de amigo tem um poder fantástico, que muitas pessoas nem ao menos imaginam, mas que deveriam praticá-lo muito mais.

A entrada da primavera anuncia em nossas vidas mudanças positivas: uma fase mais alegre, mais cheia de vida, assim como as flores dão o toque especial da estação. Dizem os estudiosos e esotéricos que é uma fase de coisas mais sutis, mais lights, quando os problemas mais densos se dissolvem e dão lugar à leveza, característica da estação.

Porém, meu momento ainda é de inverno - os problemas ainda permanecem densos demais, cinzas, quase negros. E de longe estão se tornando mais suaves e sutis. Por mais que Primavera já esteja entrando, o meu eu interior não está querendo dar passagem à nova fase. Talvez porque não esteja ainda preparado e porque nem tudo o que tinha que ter sido vivido e proposto no inverno, quando ficamos mais introspectivos, foi de fato cumprido.

Tudo o que eu mais queria nesse instante era ir pra uma fazenda. Pegar um pano e estender no chão, na grama. Levar um cobertor e ficar sentada, observando o céu.

Tudo o que eu mais queria era que um anjo pudesse vir do céu e sentar-se ao meu lado. E ali, tomar um chocolate quente comigo, como se fosse um amigo a jogar conversa fora durante horas e horas. Que ele pudesse me contar como é lá do outro lado da vida e me falar como andam meus amigos que deixei para seguir aqui nesta vida. Que ele pudesse matar um pouquinho a minha curiosidade e também pudesse me falar  dos planos que eu mesma tracei antes de vir pra cá e que não me recordo mais.

Que esse encontro com este amável anjo durasse o tempo suficiente para que eu soubesse do meu propósito nesta existência e que estas lembranças  pudessem esclarecer as dúvidas e angústias que pulsam dentro de mim.

Os sonhos são um reflexo da nossa psique. Esta é a base das obras do psiquiatra Carl Gustav Jung, que, ao observar seus pacientes, chegou à conclusão que na busca pelo equilíbrio, o inconsciente, por meio do sonho, leva informações ao consciente. Leva-se em conta o papel do protagonista (quem sonha), e é essa a principal análise para que a busca da compreensão do sonhador seja alcançada.

Psicologia a parte, passei a me interessar por obras de Jung para tentar entender os loucos sonhos que tenho desde que me conheço por gente. E, aliás, não apenas as obras dele, mas livros cujos títulos começavam com: "Significado dos sonhos". Espantavam-me as redações básicas que eu encontrava e eram quase uma literatura infantil, tamanha obviedade: "sonhar com cachorro significa amizade".

Passei a observar também o que as pessoas comentavam sobre o assunto e o que era mais divertido era ouvir sempre as mesmas crenças: se sonhar que pessoa morreu, é porque ela está bem de saúde. Se sonhar que fulano está de costas, ele vai morrer. Se sonhar que seus dentes estão caindo, parentes virão a falecer. E assim por diante.

De certa forma, eu me assustava. Sonhava que tal pessoa tinha morrido, mas notava que não estava bem de saúde, como tinham me falado que deveria estar, se fosse seguir a crendice popular. Sonhava que fulano estava de costas em meu sonho, mas não morria tempos depois do sonho. Uma vez sonhei que todos os meus dentes caíram de uma só vez e, o pior, eu os engolira, porque eram de amendoim! Acordei assustada, achei que no dia seguinte perderia toda a minha família, mas graças a Deus, nada aconteceu, nem nenhum cachorro da família havia morrido nos anos seguintes a esse sonho.

E os sonhos continuaram estranhos: crianças que se tornavam insetos e saíam voando, cachorros raivosos que se acalmavam com a minha presença, perseguições de ladrões, baratas assassinas que invadiam minha cama, canhões de guerra atrás de mim. Enfim, até voar eu já voei.

Se os sonhos têm de fato algum significado eu não sei, mas acredito sim que somos sugestionáveis e o que me leva a concluir é que tenho um subconsciente rebelde, que fez tudo ao contrário, para me fazer sonhar tudo às avessas..

Sim. Precisei de letras garrafais para expressar tamanho sentimento que pulsa dentro de mim. Na verdade, as letras do título não são tão "garrafais" assim e são até pequenas para transmitir a tamanha raiva que sinto neste momento.

E sabe qual o motivo da minha revolta?! A mesmice de sempre: é a operadora do celular que sempre acha que somos idiotas e coloca nas entrelinhas alguns "pacotinhos" a mais que brotam no seu plano, alguma cobrança indevida na fatura do seu cartão de crédito de uma compra já cancelada, uma multa por um prazo que não haviam te informado que você teria a cumprir com a entrega de um documento, e assim por diante. Ou seja, cansa a mesmice de sempre, das empresas tratarem o consumidor como "trouxas".
E coitado daquele que não tiver tempo para nada, nem para checar suas contas, detalhe por detalhe. Sim, porque é o detalhe que faz toda a diferença. E que diferença!

Queria ver se tais empresas nos tratariam com tanto descaso se houvesse uma punição. E se houvesse ainda um prazo para que fossem corrigidos os equívocos e danos aos consumidores. Outro dia, fiquei pasma ao saber que uma amiga havia sido notificada pela Receita Federal porque uma empresa do Paraná havia declarado ter pago a ela um salário volumoso há décadas. Detalhe: trata-se de uma empresa fantasma e agora ela tem que provar à Receita - sem saber como - que nunca trabalhou em tal companhia e nunca recebeu o salário alegado pela mesma. Engraçado que a Receita parte do princípio que ela é sonhegadora, sendo que ela declara tudo certinho. Agora, ela terá que provar que a empresa é que a usou de má fé.

O que espanta é que se uma empresa lá do Paraná pôde fazer isso com o CPF dela, significa que estamos vulneráveis a qualquer ação dessas. E aí, quem serão punidos somos nós, ao invés desses malfeitores?

Pois bem. Há muita coisa a se mudar neste país. E se houvesse algo que eu pudesse fazer imediatamente seria criar um órgão que tivesse uma ação eficaz na resolução de problemas relacionados ao Direito do Consumidor. Mas que fosse algo solucionado rapidamente e, os culpados, de fato, punidos.

É preciso que haja mais justiça, porque, só dessa forma é que as pessoas vão pensar duas vezes em prejudicar o próximo. Infelizmente o ser humano pára de ser prejudicial quando sua atuação também é afetada, de alguma forma. Infelizmente, enquanto não existe um órgão competente, mas sem a morosidade inerente à justiça brasileira, cabe a nós, consumidores e cidadãos, recorrer às ferramentas que estão ao nosso alcance: a mídia - editorias de Defesa do Consumidor, mídias sociais e o Juizado Especial Cívil.

Sabe quando você quer muito conquistar algo? E batalha, batalha, batalha, batalha. Usa de todas ferramentas e possibilidades ao seu alcance e, com muito ânimo, vê pelo lado positivo que, mesmo diante de tantas dificuldades, está conseguindo trilhar o seu caminho para chegar até o seu objetivo.

No entanto, mais e mais obstáculos vão surgindo. Dias, meses e até anos começam a mostrar a você que talvez as dificuldades não tenham fim. De repente, é como se uma onde de energia negativa derrubasse o seu positivismo e como se o seu sonho começasse agora a perder totalmente o seu brilho, o seu encanto.

Aquela empolgação inicial vai dando lugar ao estresse, ao nervosismo, à irritação. E você começa a notar um sonho transformar-se em um quase pesadelo...

Com a comemoração do Dia do Sexo, acabei lembrando de uma conversa em um programa da Rádio Metropolitana FM, que falava sobre o tema por tal celebração da data.

Um dos pontos da discussão e que achei engraçadíssima foi que as mulheres que participavam do programa davam dicas aos homens do que não fazer nos momentos calientes. O primeiro ponto de comum acordo com todas foi o "tal beijo na orelha". Caí na risada, porque achava que só eu não curtia tal 'forma de beijo' que os homens teimam em fazer e ainda acreditam que estão abafando.

Meninos que estão lendo este post: Párem tudo!! Não dêem aquele beijo, que nada mais é que molhar a orelha inteira com baba. Gente, isso não é nada legal!! E vocês não vão empolgar mulher alguma com esse artifício!

Outro ponto levantado pelas mulheres participantes do programa e que eu concordo totalmente é: o respeito sempre! Nada de mão boba direto nos peitos ou na nossa amiga íntima! Essa atitude tarada espanta qualquer empolgação e ainda pode render tapas muito bem dados!! (aqueles que deixam o formato da nossa mão no rosto do mocinho, com direito a vemelhidão e ardência ahahahah).

Tem mais uma questão que quero falar, mas que não foi mencionada no programa que é a arte da conquista. Tem homem que, de cara, percebe-se que não tem arte nenhuma. E, também, nenhuma criatividade para falar com uma mulher. Muitos utilizam o adjetivo "linda" e "gata" para nos encantar de primeira, mas pra mim, me chamar de linda sem me conhecer ou para tentar uma proximidade comigo é pedir para ser ignorado. Pior ainda se for o termo "princesa". O que as mulheres querem não são adjetivos (que não podemos nem considerar elogios, afinal, o cara nem nos conhece!), mas sim criatividade e ver se a pessoa sabe conversar. Afinal, que mulher aguentará namorar com uma pessoa que só saiba falar isso: "você é gata", e não consegue desenvolver uma conversa interessante?

Pensem nisso!

Já falei sobre a minha indignação com o tal "Dia do Sexo", comemorado hoje, 6/9. Instituído por quem e quando? Fiz uma busca rápida na internet para tentar descobrir a fonte de quem resolveu inventar tal data e eis que encontrei até mesmo o site da comemoração: http://www.diadosexo.com.br/. Ao abrir a página, dá pra perceber quem está por trás desta "tal campanha": camisinhas Olla, o que já era de se esperar que alguma indústria do produto fosse a criadora da data.

Diz no site que a campanha é para tornar o Dia do Sexo oficial no calendário oficial, porque diz a página que tal celebração é essencial. Desculpem a seriedade, mas não há coisas mais importantes para se pensar em incluir no calendário oficial do País, do que um "dia do sexo"?

Não acredito que deva existir um dia para o sexo acontecer. Estipular um dia para tal finalidade seria o mesmo que dizer: gente, hoje é dia de dar. Então, escolham um parceiro agora e vão comemorar.
E o sexo não tem que ser assim, estipulado para acontecer. Tem que ocorrer com naturalidade, com envolvimento, com sentimento. Com uma doação de amor recíproco no momento. Tá bem vai. Pode até ser por uma empolgação de ambas as partes e nem envolver tanto amor ou aquela paixão de cinema. Mas, no mínimo, tem que rolar naturalmente.

Acredito que quem cria esse tipo de campanha tem que prestar atenção no caminho que a juventude está tomando. Se são criadas ações como essa que estimulam ainda mais o sexo como uma putaria (desculpem a palavra, mas é exatamente assim como estão as coisas atualmente), que não venham reclamar que seus filhos adolescentes estão cada vez mais sem valores de família, sem maturidade. Que estão se perdendo na vida, engravidando mais precocemente ou adquirindo doenças sexualmente transmissíveis cada vez mais cedo.
Agora pergunto. Por que então não é criado o Dia da Educação Sexual, com ações educativas e de conscientização aos jovens nas escolas? Será que não seria algo muito mais eficaz?

Estava ouvindo há pouco a Rádio Metropolitana FM e fiquei pasma com a propaganda "Prepare-se para o dia do sexo, dia 6/9". Péra. Será que ouvi certo??

A propaganda é uma moça ligando para uma pizzaria e, ao final do pedido, ela pergunta se o entregador é bonito. E aí vem a chamada desastrosa de "Prepara-se para o dia do sexo". Gente, onde vamos parar??!

Como podem eleger um dia do sexo, em um mundo tão caótico como está hoje? Será que as pessoas não preferem um sexo com sentimento, quando há amor, quando há algo mais profundo do que simplesmente um desejo carnal? Muitos podem dizer que a minha visão sobre o tema é muito romântica. Eu não diria romântica, mas não acho nada bacana tal promiscuidade que hoje as pessoas valorizam.

E adianto: não sou puritana, muito menos pudica. Mas fico realmente abismada com a forma como as pessoas têm levado a juventude: com muita bebida, muitas drogas e, claro, muito sexo.

Parece que foram tirados os sonhos e aquela ingenuidade angelical inerentes aos jovens. Parece que com o passar do tempo, foram tiradas também as etapas mais importantes da adolescência, que é a descoberta do amor e do sexo, mas sem pressa.

Onde vamos parar se o mundo estimular cada vez mais que os jovens sejam adultos (antes do tempo) e sem valores? Não tenho filhos, mas me preocupo com as gerações que estão vindo. Será que seremos avós quando nossos filhos tiverem seus 11, 12 anos?

Recebi este e-mail e compartilho com vocês para que (re) pensem sobre suas vidas e reflitam: minha vida está legal assim? Será que não é o momento de mudar minhas atitudes e determinar certas coisas na minha vida?


Lya Luft - a idade e a mudança

Mês passado participei de um evento sobre as mulheres no mundo contemporâneo .

Era um bate-papo com uma platéia composta de umas 250 mulheres de todas as raças, credos e idades.

E por falar em idade, lá pelas tantas, fui questionada sobre a minha e, como não me envergonho dela, respondi. Foi um momento inesquecível...

A platéia inteira fez um 'oooohh' de descrédito.
Aí fiquei pensando: 'pô, estou neste auditório há quase uma hora exibindo minha inteligência, e a única coisa que provocou uma reação calorosa da mulherada foi o fato de eu não aparentar a idade que tenho? Onde é que nós estamos?'

Onde não sei, mas estamos correndo atrás de algo caquético chamado 'juventude eterna'. Estão todos em busca da reversão do tempo.

Acho ótimo, porque decrepitude também não é meu sonho de consumo, mas cirurgias estéticas não dão conta desse assunto sozinhas.

Há um outro truque que faz com que continuemos a ser chamadas de senhoritas mesmo em idade avançada.

A fonte da juventude chama-se "mudança".
De fato, quem é escravo da repetição está condenado a virar cadáver antes da hora.
A única maneira de ser idoso sem envelhecer é não se opor a novos comportamentos, é ter disposição para guinadas.
Eu pretendo morrer jovem aos 120 anos.

Mudança, o que vem a ser tal coisa?
Minha mãe recentemente mudou do apartamento enorme em que morou a vida toda para um bem menorzinho.
Teve que vender e doar mais da metade dos móveis e tranqueiras, que havia guardado e, mesmo tendo feito isso com certa dor, ao conquistar uma vida mais compacta e simplificada, rejuvenesceu.

Uma amiga casada há 38 anos cansou das galinhagens do marido e o mandou passear, sem temer ficar sozinha aos 65 anos. Rejuvenesceu.

Uma outra cansou da pauleira urbana e trocou um baita emprego por um não tão bom, só que em Florianópolis, onde ela vai à praia sempre que tem sol. Rejuvenesceu.

Toda mudança cobra um alto preço emocional.

Antes de se tomar uma decisão difícil, e durante a tomada, chora-se muito, os questionamentos são inúmeros, a vida se desestabiliza.

Mas então chega o depois, a coisa feita, e aí a recompensa fica escancarada na face.

Mudanças fazem milagres por nossos olhos, e é no olhar que se percebe a tal juventude eterna.

Um olhar opaco pode ser puxado e repuxado por um cirurgião a ponto de as rugas sumirem, só que continuará opaco porque não existe plástica que resgate seu brilho.

Quem dá brilho ao olhar é a vida que a gente optou por levar.

Olhe-se no espelho...

Lya Luft

Seguidores