Sempre acreditei na expressão 'nada acontece por acaso'. Pessoas que cruzam nossas vidas e nos trazem mensagens inspiradoras nos momentos certos, ou nos levam a outras pessoas que podem nos ajudar em nosso caminho. Até mesmo os livros que nos interessam não caem por acaso em nossas mãos.

E hoje eu tive mais uma prova de que realmente nada acontece por acaso. Vendo as atualizações do Facebook, deparei-me com um vídeo que muito me chamou a atenção. O título? "O Universo conspira a seu favor". E parece - de verdade - que ele foi feito para mim, especialmente para o momento pelo qual estou passando.
Tantas dúvidas, tantas incertezas, tanta angústia, tanta revolta dentro de mim, tanta preocupação com o andar da carruagem.
É como se em apenas alguns minutos, que é a duração do vídeo, minhas indagações em meu coração fossem acalmadas. E que a mensagem era para mim, isso não tenho dúvidas. Agora, quem poderia ter mandado? O Universo, talvez, realmente conspirando a meu favor.



Você já teve a vontade de se sentar no chão, em um jardim, e apenas lá ficar, sozinho ou sozinha? Ou, ir à noite para a praia e sentar na areia, somente com a companhia da lua e das estrelas, como se o silêncio fosse o seu melhor amigo? Pois é. Acho que cansei. Cansei de pensar, de refletir, de tentar encontrar respostas para as minhas eternas dúvidas sobre a existência humana.
Cansei de tentar entender a complexidade do ser humano, de seu comportamento, que o faz agir de diferentes maneiras, quase sempre no impulso.
Cansei de tentar entender se existe Deus, se há justiça no mundo, se há certo e errado, bom e mau. Cansei de ouvir sempre as pessoas me falarem "que ótimo coração você tem", ou ainda "como você é médium, tem que desenvolver esse dom". Cansei de tentar encontrar um caminho que talvez não exista.
Cansei, cansei de viver na ilusão do pote de ouro no fim do arco-íris. Cansei de sufocar sentimentos que teimam em queimar meu coração, teimam em borbulhar os sentimentos mais negros.
Cansei de tentar sufocar minha revolta com tanta injustiça que observo, calada, tentando não absorver para mim a raiva, que já está mais que absorvida e, com certeza, faz parte de mim.
Cansei de tentar entender o que é aprendizado nesta vida e qual lição devemos extrair. Cansei de tentar entender os porquês de tantas coisas acontecerem e não acontecerem.
Cansei de me fazer de forte, tentanto ajudar tantas pessoas a se ergueram, quando eu também preciso de colo. Cansei de tentar sorrir para não preocupar pessoas queridas, quando, por dentro, quero chorar.
Cansei. De verdade, cansei.



Sometimes I wish I could change a lot of things,
Sometimes I wish that every painful and sadness didn't exist,
Sometimes I wish I could not feel some feelings,
Sometimes I wish I could help people be happy,
Sometimes I wish I could believe in God,
Sometimes I wish I could believe in this world,
Sometimes I wish I could believe in the universe,
Sometimes I wish I could change myself,
Sometimes I wish I could be a different person,
Sometimes I wish I could change my life.

Em um show, Renato Russo perguntou ao público:
- Alguém ai já sofreu por um amor verdadeiro?
A plateia respondeu:
-Já!!!

Reanto Russo disse:
- Errado, o amor verdadeiro nunca vai te fazer sofrer, pois quem ama cuida, não magoa e nem decepciona... Não busque pessoas perfeitas porque não somos... Busque apenas pessoas que te valorizam!

Concordo em partes com tudo isso. O amor verdadeiro também nos faz sofrer: sofrer de saudade, sofrer de preocupação com a pessoa amada, sofrer porque queremos, talvez, uma realidade que ainda não temos junto com quem amamos.
E também não é apenas a pessoa que nos valoriza que devemos buscar. O amor é muito mais do que isso. É alguém que vai preencher quase que - totalmente - os nossos pensamentos ao longo do dia. É alguém que vai nos fazer sentir um frio na barriga só de pensar em nos encontrarmos. É alguém que vai nos fazer ficar tristes quando tivermos que nos despedir. É alguém que nos faz ver com outros olhos uma noite estrelada. É alguém que nos inspira em noites de frio, aquecendo o nosso coração. É alguém que faz as horas passarem rapidamente quando estamos juntos, sem notarmos.
É alguém com quem gostamos de conversar horas e horas e só desligamos pelo horário e não por falta de assunto. É alguém que nos faz querer, cada dia mais, estar conosco a todo instante.

"Amor acontece. É espontâneo e enche a nossa vida de alegria, de razão para viver, de plenitude. Quando é recíproco, nos conduz à felicidade. Para merecê-lo, é preciso correr o risco". (Zíbia Gasparetto)

Adoro essa citação, porque ela diz tudo em pouquíssimas palavras. E, divagando um pouco mais sobre o amor, eu completaria que, além de "espontâneo", é como a imagem que encontrei para ilustrar este post e achei perfeita para definí-lo: quando menos esperamos, o amor está pronto para "despertar dentro de nós" uma chama que, quando acesa, incendia todos os nossos sentimentos.

Navegando pelas mensagens de reflexão de uma página no Facebook que eu adoro, o Reticências Poéticas, li um texto que acho que todo homem deveria ler. E, aliás, não apenas os homens, não. Acho que as mulheres também deveriam ter conhecimento desta mensagem. Afinal, muitas precisam notar que há tempos já esgotaram todas as possibilidades, mas que o que estão fazendo é "mendigando" apenas carinho, e nem precisa ser amor. Essas não sabem que já ultrapassaram a linha tênue entre o "gostar" e a ausência - quase que total - da autoestima.


Mulher não desiste, se cansa. A gente tem essa coisa de ir até o fim, esgotar todas as possibilidades, pagar pra ver. A gente paga mesmo. Paga caro, com juros e até parcelado. Mas não tem preço sair de cabeça erguida, sem culpa, sem 'E se' ! A gente completa o percurso e às vezes fica até andando em círculos, mas quando a gente muda de caminho, meu amigo, é fim de jogo pra você. Enquanto a gente enche o saco com ciúmes e saudade, para de reclamar e agradece a Deus! Porque no dia que a gente aceitar tranquilamente te dividir com o mundo, a gente não ficou mais compreensiva, a gente parou de se importar, já era. Quem ama, cuida! E a gente cuida até demais, mas dar sem receber é caridade, não carinho! E estamos numa relação, não numa sessão espírita, aprende. A gente entende e respeita seu jeito, desde que você supra pelo menos o mínimo das nossas necessidades, principalmente emocionais, porque carne tem em qualquer esquina. Vocês nem sempre sabem, mas além de peito e bunda, a gente tem sentimentos, quase sempre à flor da pele..
(Tati Bernardi)





Parece um pouco tarde escrever o primeiro post do ano em fevereiro. Sim, reconheço que andei um tanto desleixada com o meu blog, que, com certeza, merecia toda atenção do mundo na passagem de 2011 para 2012.

E não foi por falta de reflexão que eu deixei de escrever. Foi por pura preguiça, mesmo. E, como não consigo mascarar os fatos, falo assim, pá-pum, na lata. Talvez também porque, em alguns momentos, por mais que nossa cabeça e nosso coração estejam pilhados de pensamentos e sentimentos dignos de registros em um blog, precisamos de um tempo para nós mesmos.

Tempo para organizar as ideias, já que vivemos em uma transformação constante de nós mesmos. Posso dizer, com toda certeza, que a Flávia de hoje é muito diferente - em muitos aspectos piscológicos - que a de dezembro de 2011.

Em curtos espaços de tempo - anos, meses, semanas, dias, horas, minutos e segundos - podemos mudar, radicalmente, o cursor da nossa vida. E a minha vida tem se tornado assim: um constante 'mudar'. E que, por isso, tenho me tornado cada vez mais reflexiva sobre o destino, aguardando o momento certo para compartilhar algumas ideias.

E, como é o primeiro post do ano, desejo - de coração e do fundo da minha alma - que todos nós tenhamos imenso sucesso em nossos objetivos. Que possamos caminhar neste ano com alegria, merecedores de tudo o que o Universo tem de melhor a nos oferecer. E, claro, como nunca é demais desejar coisas positivas: Feliz 2012!

Seguidores