O coração é a parte mais importante do nosso organismo. E não é porque ele faz a limpeza do nosso sangue, não. Mas sim porque é dele que surgem todas as nossas emoções, que vão manter o equilíbrio da nossa vida em todos os aspectos, ou desequilibrá-la por completo.

E é interessante como a grande maioria das pessoas tem um coraçãozinho vazio e carente. E, por causa disso, sem perceber, passam a sofrer por términos de namoros, ficadas, enfim. O rompimento em si não é uma situação tão traumática quanto parece. É uma resolução de algo que não vai bem.
O que as pessoas precisam entender é que nunca um coração vazio e magoado pode ser "curado" pelos outros, a não ser por ele mesmo. Quando? Quando a própria pessoa se der conta que seu coração tem um brilho e um valor que nem ela mesma sabe.

E você, já olhou a fundo para o seu coraçãozinho?

8 comentários:

É não traumático para quem tem coração carente e vazio???

Acrescento uma correção: A maioria das pessoas não é assim como vc cita: vazias e carentes. Se assim fosse, onde estaria posto o supremo amor de Deus em nós?

Deus é tudo em tudo, inclusive preencheu os seres com todo seu amor. Ninguém é vazio e carente por dentro. Isso é uma ilusão da mente humana. E é tão verdade isso, que basta um aceno do verdadeiro amor que essa carência imaginária, esse vazio desaparece num piscar de olhos.

E esse aceno do amor não precisa ser de um outro ser humano em nossa direção, pode ser de nós mesmos, da descoberta que temos dentro, do amor q existe em nós.


E um outro enfoque: como alguém vazio e carente pode sofrer por sentimentos que não existem?

Quando se ama de verdade,quando existe reciprocidade de olhares, de corpos e de sentimentos, quando existe algo maior que você mesmo, nascido não sei como, nem de onde e nem porquê, quando alguém te invade a alma num olhar e se deixa penetrar também, quando você consegue se enxergar em alguém, quando vibram em sintonia um com o outro, é amor!

Não existe distância, não existe orgulho, só existe o desejo de amar e ser amado.

Prejuízo emocional só se tem quando se ama muito, quando os sonhos frustram-se pela realidade de cada um.

Só existe sofrimento quando se deseja um pasado diferente, quando se pensa no que poderia ter sido e não foi.

Quando se tenta matar o amor em si e no ser amado sofre-se muito.

O brilho que existe em nossos corações, quando verdadeiro, deseja apenas aumentar cada vez mais para se doar ao ser amado, para iluminar nossa alma, tantas vezes obscura,perdida, magoada, sofrida e tantas vezes humilhada e pisada.

Brilho que pode transforma-se em luz, para nós mesmos, para quem nos segue, ou simplesmente para nos acompanhar sozinhos pela vida.

Sim, o coração é a parte mais importante do organismo, nele reside nossa sabedoria.

Aprendamos a ouvir nossa alma através dos nossos corações. Essa é nossa SABEDORIA maior.

O maior erro é crer que podemos governar a força do amor como bem queremos, para não sofrer, para não chorar, ou simplesmente para direcioná-lo em nossa direção e até por covardia para nos afastarmos dele.

Essa é a maior força do mundo. Nada, ninguém e nem o tempo é capaz de conter.

Pense nisso e publique se quiser.

Postado por mim: Paula Cavalcante.

Flá, concordo plenamente com você!!
Tem muita gente que se coloca numa situação de carência tão grande, que sente esse vazio de amor, pq não tem nem amor por si próprio, esquece de se auto abastecer com seu próprio amor, com sua alma, com seus desejos.
Outra coisa, tem muita gente que esquece que nossa vida é composta de muitos setores, família, amigos, trabalho, etc.
O carente só foca em um segmento da sua vida. Por ex, o amor, e ai qdo perde esse amor, enlouquece, acha que perdeu tudo.
Acho muito difícil hoje em dia, encontrar alguém que se ame em primeiro lugar e acima de tudo, é um exercício diário de se auto conhecer, de valorizar suas próprias qualidades. E só encontramos o grande amor, o amor verdadeiro, qdo aprendemos a nos amar, pq só assim podemos encontrar o amor verdadeiro, duradouro, o amor calmo.
Como alguém pode te amar se nem mesmo vc se ama, se respeita, se dá valor, se admira?!!! nao é?!!!
A paixão é um ponto importantíssimo no amor, mas não é tudo, o principal é admiração que vc tem pela pessoa amada, pq não conseguimos amar quem não admirimos!!!
Então vamos nos admirar também!!!!
Bjs, adoro seus textos.

Olá Paula, obrigada pela visita em meu blog!

Obrigada, também, pela sua participação. Eu concordo com você que o amor de Deus é muito maior que qualquer sofrimento. No entanto, olhe ao seu redor - nos seus amigos - e veja quantos deles estão felizes e plenamente preenchidos desse amor, sem sofrimentos.
O objetivo do post é analisar o quanto as pessoas vêm jogando a felicidade por água abaixo, simplesmente porque estão com esse vazio no coração chamado, muitas vezes, de carência afetiva. E, por conta disso, insistem em relacionamentos que já terminaram há tempos, ou sofrem por pessoas que jamais trariam a felicidade e o amor verdadeiro. Sofrem simplesmente pela ideia de que vão ficar sozinhas. Seria realmente maravilhoso se todas as pessoas pudessem ter esse autocontrole e saber que não existe sofrimento. Mas, infelizmente, o pensamento que você descreve (ensinado pela SNI) é dificil de ser colocado em prática. É a mesma coisa que você chegar em um paciente num hospital, em estado grave, e falar para ele: a doença não existe. A dor das pessoas que amam e não são correspondidas é a mesma. E não há nada no mundo que, nesse momento pelas quais estão passando, que fará com que pensem que o sofrimento não existe e que estão preenchidas pelo amor de Deus, concorda?
Veja e perceba à sua volta como as pessoas andam carentes de amor verdadeiro. E, consequentemente, estão sofrendo.
Obrigada pela troca de ideias. É sempre enriquecedor ler outros pontos de vista. Beijos.

Lu! Super obrigada pela sua visita em meu blog! E, também, pela sua mensagem!

Pois é, Lu! Concordo totalmente com você! Como podemos ser amadas (os) se não amamos a nós mesmos, antes de qualquer coisa? Outra coisa que você citou e que acho super importante é a admiração. Com certeza, a valorização tem que inciar em nós mesmos, senão o outro nunca nos valorizará!

Obrigada, Lu, pela sua participação! Adoro também seus pontos de vista! Beijos

Obrigada vc. Adorei participar. Aproveitando o horário de almoço de forma útil, vou escrever aqui mais um pouquinho. Pode ser? rsrs

Reflexões sobre Carências...

Carência é um estado íntimo de insatisfação que pode surgir da privação de alguma necessidade pessoal e cujo reflexo principal( dependendo da pessoa) é o sentimento de infelicidade.

Existem vários tipos de carências, mas a principal é a de afeto, carinho, sem os quais ninguém se sente humanizado.

Mas nem tanto do amor alheio precisam os carentes pq a carência não está somente na ausência do ser amado, percebe?

Não costumamos preparar nossas crianças para lidar com as perdas e depois o q vemos? Adultos despreparados para tal enfrentamento. A educação é quase toda destinada a fazer "campeões sociais", vitoriosos em tudo.

E alguns (graças à Deus não são maioria)crescem desejando tudo na vida adulta, inclusive o afeto alheio que muitas vezes não têm. E assim mascaram-se alguns de mil modos nos jogos das aparências, como se estivessem em uma disputa da qual jamais admitem sair perdedores.

É preciso reeducação emocional! É um vício milenar de exigir e esperar ser amado, sem disposição altruísta suficiente para amar.
É resultado de uma construção lenta e gradual baseada no egoísmo.

Solidão, ciúmes, dependência, baixa auto-estima, complexo de inferioridade, insegurança e depressão, além de outros quadros de sofrimento, podem decorrer dessa "prisão emocional". Bem triste né? Atire a primeira pedra quem não passou por isso... Quase todos...

O carente também pode ser alguém doente que deseja ardentemente amar sem conseguir. E falo isso pq sou médica. De doentes entendo,rsrsrs.
Alguns, quando não conseguem amar, passam a exigir SER amado, como alguém que morre à míngua do amor, cultivadores de esperança de serem compensados. Possuem na realidade, débito com a própria consciência.

Mas nada na criação foi gerado com carência, tudo foi criado PLENO DE AMOR, apenas devemos deixar "pulsar para fora", porém, muitas vezes escolhemos percorrer os caminhos da escassez. Quem não consegue dar, acaba deixando de receber. Morre de fome no celeiro da vida.

Carência não é apenas a o que falta, mas também uma forma de desajuste.

Nosso destino é a felicidade e a completude sem carências.

Quem ama, ainda que precisando ser amado, supre-se, eleva-se e compensa-se.

Num mundo faminto de amor, a maioria espera saciar sua fome afetiva e poucos são os que optam pela Divina escolha de amar sem esperar por nada, muito menos compensações emocionais.

PS: Foi isso que aprendi em meu último relacionamento. Talvez minha experiência pessoal sirva de exemplo para os que desejam "acertar" no amor. Eu falhei. Apenas prossigo...

Um abraço e obrigada.

Paula Cavalcante.

Oi Paula!
Claro, fique à vontade para participar quando quiser. Adorei suas reflexões, principalmente sobre a carência e educação, como fator para potencializar a nossa insatisfação pessoal.

Mas sabe que você tocou num ponto que acho super importante? Quando você diz que as pessoas precisam amar sem esperar serem amadas. Acredito que essa forma de amar seria realmente ideal se vivessemos em um mundo pleno de bons sentimentos (como diz o Budismo, por exemplo). Mas, no mundo em que vivemos (em que não conseguimos controlar nossas emoções e, por isso, temos as carências e nossas angústias), não concordo muito com essa forma de pensar, porque se amamos quem não nos corresponde, devemos mais é nos valorizar e seguir em frente.
Porque se o outro não nos ama, devemos seguir até encontrar quem nos ame também. E dai eu acredito que o que acontece é o que temos que aprender nesta vida com as dores e os sofrimentos.. e é exatamente por isso que todos já passaram algum dia por uma dor de amor.

E eu também acredito plenamente que o que nos aguarda é a felicidade e o amor verdadeiro, sim. E isso só conseguiremos depois que já tivermos passado pelas experiências ruins e aprendido com tais momentos.

Agora, quanto ao seu relacionamento que você citou, não pense que foi falha sua. Lembre-se que há coisas no universo e no nosso destino que vão além de nossa compreensão. Você pode ter achado que falhou, mas na verdade, você teve que ter passado por isso para aprender algumas lições. A vida sempre nos manda os aprendizados certos, por mais que a gente não perceba no momento.

Obrigada, novamente, pelas suas reflexões! E espero que você volte a escrever nos contando do seu "acerto" no amor rs.

Beijos!

Flavinha!
Sobre o brilho dos corações:
Creio que isto funciona mais ou menos como é com o brilho do sol.
As nuvens podem encoberta-lo às vezes.
Pode haver, chuva e o céu estar nublado e escuro. Pode haver até mesmo uma grande tormenta, destas que destroem tudo por conta do desequilibrio do que é natural.
No entanto, o sol sempre está lá, intacto, permanecendo com seu brilho, seu calor sua luz.
Até que percebemos que somos nós é quem estávamos com as lentes embaçadas,enxergando nuvens onde nada existia. As nuvens, se realmente existiam podem ter ido embora também.
O que é nosso, realmente nosso, ninguém destroi ou diminui.
Nosso brilho pode estar lá, escondido pelas névoas dos problemas,da tristeza e das mágoas, mas nunca deixará de existir.
Continuará sempre lá, pronto para iluminar e até mesmo permitir a germinação de uma nova semente após a grande tempestade.

Um beijo grande!
Paty

Paty! Amei a sua mensagem!
Com certeza, não devemos deixar o brilho do nosso coração se apagar, jamais! Mesmo que sejamos pegas pela solidão, pela tristeza, pelo desânimo.
Beijo grande!

Seguidores