Ontem, final de domingo, parei um minuto diante da TV - coisa rara, porque realmente não gosto de ver televisão - e me interessei por uma entrevista no programa da Marília Gabriela com uma psicóloga e terapeuta. Achei interessante o seu trabalho: o auto-conhecimento. Sim, a psicóloga ajuda as pessoas a se auto-descobrirem.
E achei mais interessante ainda quando, durante a entrevista, a profissional disse que em suas palestras é comum o público masculino marcar presença. Os homens são os mais participativos e - pasmem - emotivos!
E, segundo ela, esse seria seu trabalho: colocar a emoção para fora desses machões de plantão, para que eles se conheçam, de fato. A entrevista me prendeu a atenção. Dificilmente paramos para pensar: nos conhecemos, realmente?
Daí o surgimento de nichos de mercado na psicologia como esse: profissionais que nos ajudam a nos descobrir. Muito interessante!

Não é à toa que Maitê Proença lançou neste ano sua biografia - Uma Vida Inventada. "Maitê Proença mistura literatura e vida para contar casos surpreendentes, entremeados pela história de uma menina que quis desbravar o mundo e, descobrindo-o, descobriu a si mesma".

Eu li, no verso do livro de Maitê Proença (porque não li a obra), que o objetivo de escrever suas histórias é que o fato de ter representado tantos papéis estaria fazendo-a esquecer de quem realmente é e daí o intuito de 'amarrar todas as suas hitórias`, da pessoa Maitê e não da atriz, autora, jornalista, artista, etc. O que não raro acontece: no dia-a-dia acabamos por esquecer quem somos na essência. Temos que ser a melhor profissional, a melhor mãe (para quem tem filhos, eu ainda não), a melhor mulher ou namorada, a melhor amiga. Mas, acabamos esquecendo nossa essência, aquilo o que a nossa alma quer: é realmente seguir este caminho ou aquele? E é isso que precisamos refletir.

Talvez o exercício para o fim do ano (já que muita gente adora fazer exercício para fechar o ano com chave de ouro) seria fazer uma pergunta a si mesmo: você sabe quem realmente é? Tenho certeza que será o início de uma boa reflexão.

0 comentários:

Seguidores