Eu sou daquelas que, com o passar do tempo, me canso de algumas coisas. Roupas, acessórios, livros, posição dos móveis, de fazer as mesmas atividades em um emprego, da rotina diária, do caminhar da minha vida. Já cansei de amores e relacionamentos que seguiam sempre pelo mesmo fluxo - ou calmaria demais e rotineira, ou discussões diárias. Tudo uma hora cansa. E quando surge esse sentimento é porque é hora de mudar. É como se meu ponto de vista sobre as coisas também fosse se transformando. E acho ótimo tudo isso. Precisamos, sim, de mudanças em nossas vidas para movimentarmos a energia. Chega, então, a hora de nos desapegar do passado e darmos lugar ao novo: novos rumos, novos amores, novos ares, novas amizades, novos desafios, novas trilhas, novas decisões. Mas, confesso, que nem sempre largar totalmente o passado onde ele deve ficar, é tão simples como imaginamos.
Se você se encontra nessa dificuldade, deixo aqui um texto de Fernando Pessoa, que uma amiga postou no Facebook, para que possa refletir sobre o desapego e largar - definitivamente - tudo o que passou.

Pratique o desapego

Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final. Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver. Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos. Não importa o nome que damos, o que importa é deixar no passado os momentos que já se acabaram. As coisas passam, e o melhor que fazemos é deixar que elas possam ir embora. Deixar ir embora. Soltar. Desprender-se. Ninguém está jogando nesta vida com cartas marcadas, portanto às vezes ganhamos, e às vezes perdemos. Antes de começar um capítulo novo, é preciso terminar o antigo: diga a si mesmo que o que passou, jamais voltará. Lembre-se de que houve uma época em que podia viver sem aquilo - nada é insubstituível, um hábito não é uma necessidade. Encerrando ciclos. Não por causa do orgulho, por incapacidade, ou por soberba, mas porque simplesmente aquilo já não se encaixa mais na sua vida. Feche a porta, mude o disco, limpe a casa, sacuda a poeira.

0 comentários:

Seguidores