Quando eu faço essa pergunta - "Você se conhece?" - as pessoas olham feio e torto para mim, como se fosse a pergunta mais absurda da existência humana. Pois bem, eu volto a repetir o meu questionamento e tenho certeza que a grande maioria "acha" que se conhece. O achismo, muitas vezes, esconde o medo da verdade, da pessoa talvez descobrir que não é nada do que imaginava ser.
E confesso que eu era assim. Achava que me conhecia, achava que sabia os motivos das minhas dores da alma ou do que me motivava e me fazia feliz. Até que um dia iniciei um processo de autoconhecimento e me surpreendi. Não sabia praticamente N-A-D-A  a meu respeito. Até hoje estou aprendendo sobre mim, sobre os sentimentos que guardo a sete-chaves e que quase nunca lembro ou sei onde os guardei.
E eu diria que o processo do autoconhecimento não tem prazo para acabar. A cada dia é uma nova descoberta e assim por diante. Há quem ache tal processo perda de tempo e de dinheiro, mas eu pergunto: se você não tem tempo e nem dinheiro para investir em você mesmo, será que se conhece o suficiente até mesmo para notar que você não se considera importante pra você mesmo?

Acredito que todos deveriam um dia experimentar ao menos uma técnica de autoconhecimento (qualquer uma mesmo, que seja!) para ver que nem dizer que somos donos da nossa verdade podemos. Afinal, a 'nossa verdade' pode ser uma grande mentira, quando nos conhecemos de verdade e vemos, de fato, quem e como somos. Pense nisso!

0 comentários:

Seguidores