Nunca havia parado para pensar em uma das questões mais importantes para o desenvolvimento de um indivíduo: a educação dos pais. E não digo apenas da educação no sentido de criar filhos obedientes, que são os melhores alunos da sala. Mais do que isso: o amor e a forma do relacionamento entre pais e filhos.

As novelas japonesas (há vários sites na internet que compartilham os jdoramas, como são chamadas) retratam muito bem a importância da educação e o amor dos pais (ou a falta de) na vida de uma criança e que vai ajudar a definir seu caráter no adulto de amanhã.

Exemplo disso é que pessoas violentas, que resolvem tudo com uma briga, provavelmente tiveram uma infância cujos pais eram violentos. As novelas coreanas, por exemplo, mostram que na cultura deles a violência é utilizada como instrumento de educação. E não é um tapinha ou uma chinelada, não. É pancadaria, das bravas.

O que as pessoas imaginam é que bater nos filhos os colocará "na linha", quando na verdade, os traumas psicológicos que ficarão nunca serão apagados. Pelo contrário, serão fatores definitivos na formação como adultos. Em um dos jdoramas que assisti, o ator principal era um estudante rico, mas super revoltado e briguento, líder de gangue, e batia nos outros alunos por qualquer coisa idiota. O motivo? A mãe era uma empresária que não tinha tempo para o filho ou, quando se encontravam durante as refeições, ela apenas o criticava. Consequentemente, ele descontava o desprezo da mãe com a violência no seu dia-a-dia. Era sua válvula de escape, resultado, porém do tratamento que recebia em casa.

Claro que não estou querendo justificar os comportamentos agressivos dos adultos, mas vejo como a questão da educação é fundamental. E ser mãe, a meu entender, porque não tenho filhos, não é apenas colocar crianças no mundo. É cuidar, dar amor e ensinar, sem partir para a ignorância do abandono ou da violência como medida educacional. Espero que os pais de hoje possam dar mais atenção aos seus filhos. Que não os critiquem ou deem bronca apenas porque não foram bem na escola. Mas que entendam e investiguem a razão de um comportamento ruim na escola ou uma agressividade dentro de casa. Toda ação tem uma reação e as crianças reagem quase que instantaneamente. Ainda não têm a habilidade de refletir e processar um sentimento ou uma informação.

Educar e ser responsável pelo desenvolvimento de outro ser não é uma questão simples. Que as pessoas tenham também mais consciência antes de terem filhos. Que seja algo planejado. Caso contrário... serão mais crianças desamparadas a se tornarem prováveis adultos desequilibrados lá na frente.

0 comentários:

Seguidores