Percebeu como estamos a todo momento julgando as pessoas e suas atitudes? Criticamos, desenfreadamente, tal pessoa, porque agiu de determinada forma. E não adianta você falar que não faz isso, que tenho certeza que não existe ninguém no mundo que não tenha tal senso crítico em relação aos outros.

E, na minha opinião, toda crítica mexe com a gente. Não por insegurança, mas, por mais que você seja uma pessoa confiante e segura de si mesma, você vai refletir sobre as críticas recebidas e analisá-las. Já ouvi falar também que todo julgamento tem por trás a teoria do espelho: criticamos algo que nos incomoda ou algo que também é nossa característica.
Concordo em partes com essa ideia, porque ela não leva em conta um item que acredito ser extremamente importante: ignorância. Muitas vezes criticamos por falta de conhecimento da real situação pela qual vive cada pessoa. E, claro, sem estarmos, de fato, vivenciando tais dificuldades, julgar é algo bem mais simples do que o "entender, compreender".

E, partindo desse princípio que as pessoas criticam e julgam por pura ignorância, e considerando que eu sou o tipo de pessoa que sempre se coloca no lugar do outro para entendê-lo e não magoá-lo, quando recebo uma crítica sempre penso em esclarecer quem a faz. E é por isso que a crítica mexe pelo menos comigo. Mas, nesses tempos de reflexão, cheguei à conclusão de que o mais importante de tudo isso é saber o que priorizar: se é esclarecer quem nos critica e nos julga sem fundamentos ou se é simplesmente deixar para lá e ver que há certas coisas que não valem a pena, não valem um minuto do nosso dia. E é esta opção que eu tenho adotado como filosofia de vida.

0 comentários:

Seguidores