Fé. Essa palavra pode ser pequena na escrita, mas tem tantos significados que não damos conta de defini-la de forma objetiva. Fé em Deus, fé nos homens, fé no mundo espiritual, fé em nossos mentores, fé no amor, fé nas amizades. Mas, de fato, o que é ter fé?

Essa pergunta atormenta meus pensamentos, toda vez que ouço as pessoas dizerem: "mas que homem de pouca fé". Outro dia recebi pelo orkut a mensagem de que o seguinte perfil havia me adicionado: "Fé em Deus" ou era algo do tipo: "Crê em Deus e será atendido".. não me lembro ao certo. Perguntei ao suposto "fake" porque me adicionara, sendo que eu já não tinha essa fé e também estava descrente da existência do senhorzinho lá do céu.

O "anônimo" (claro, porque duvido que Deus saiba mandar mensagens no computador ou perca tempo criando fakes) me respondeu com algum passagem da Bíblia, que não faço ideia qual seja, apenas dizendo que temos que "crer no Senhor". Eu então no auge das minhas reflexões, argumentei: "É muito fácil dizermos que a responsabilidade de nossas vidas está nas mãos de Deus, ou o culparmos por algo estar indo errado. E pior: afirmar que toda a situação ruim seja resultado da nossa falta de fé. Afinal, além de ser confortante, é fácil fingirmos que não conduzimos nossa vida e, portanto, não pararmos para pensar onde é que estamos errando. Ou ainda dizer: "Deus quis assim". Fé pra mim não é acreditar que exista um senhor, nos mandando inúmeros presentinhos abençoados e que virá nos salvar de qualquer tipo de situação. Acredito, sim, na força do pensamento, de que somos capazes de mudar nossas vidas com pensamentos positivos, mas desde que nossas atitudes sejam também coerentes,  e, claro, com muita batalha, trabalho e boa índole".

O suposto fake não mais me respondeu. Será que acabei com a imagem que ele tinha de Deus sendo um senhor barbudo, pronto para esperá-lo no paraíso? Ou será que eu o choquei com a descoberta para ele que nós somos responsáveis por nossas vidas?

Você deve estar se perguntando: mas, afinal, você tem fé? Sim, tenho. Mas minha fé não é esperar as coisas caírem do céu. Acredito que temos que batalhar, movimentar a nossa vida para que ela corresponda. E, sim, não estamos sozinhos no universo. Acredito que temos a presença de mentores espirituais para nos ajudar nessa jornada que é a vida. E isso pra mim é ter fé, acreditar nas coisas que para mim fazem sentido e não apenas no que os outros dizem ser o certo ou errado, por exemplo, de que a fé é unicamente acreditar na existência de Deus.

0 comentários:

Seguidores