Os sonhos são um reflexo da nossa psique. Esta é a base das obras do psiquiatra Carl Gustav Jung, que, ao observar seus pacientes, chegou à conclusão que na busca pelo equilíbrio, o inconsciente, por meio do sonho, leva informações ao consciente. Leva-se em conta o papel do protagonista (quem sonha), e é essa a principal análise para que a busca da compreensão do sonhador seja alcançada.

Psicologia a parte, passei a me interessar por obras de Jung para tentar entender os loucos sonhos que tenho desde que me conheço por gente. E, aliás, não apenas as obras dele, mas livros cujos títulos começavam com: "Significado dos sonhos". Espantavam-me as redações básicas que eu encontrava e eram quase uma literatura infantil, tamanha obviedade: "sonhar com cachorro significa amizade".

Passei a observar também o que as pessoas comentavam sobre o assunto e o que era mais divertido era ouvir sempre as mesmas crenças: se sonhar que pessoa morreu, é porque ela está bem de saúde. Se sonhar que fulano está de costas, ele vai morrer. Se sonhar que seus dentes estão caindo, parentes virão a falecer. E assim por diante.

De certa forma, eu me assustava. Sonhava que tal pessoa tinha morrido, mas notava que não estava bem de saúde, como tinham me falado que deveria estar, se fosse seguir a crendice popular. Sonhava que fulano estava de costas em meu sonho, mas não morria tempos depois do sonho. Uma vez sonhei que todos os meus dentes caíram de uma só vez e, o pior, eu os engolira, porque eram de amendoim! Acordei assustada, achei que no dia seguinte perderia toda a minha família, mas graças a Deus, nada aconteceu, nem nenhum cachorro da família havia morrido nos anos seguintes a esse sonho.

E os sonhos continuaram estranhos: crianças que se tornavam insetos e saíam voando, cachorros raivosos que se acalmavam com a minha presença, perseguições de ladrões, baratas assassinas que invadiam minha cama, canhões de guerra atrás de mim. Enfim, até voar eu já voei.

Se os sonhos têm de fato algum significado eu não sei, mas acredito sim que somos sugestionáveis e o que me leva a concluir é que tenho um subconsciente rebelde, que fez tudo ao contrário, para me fazer sonhar tudo às avessas..

0 comentários:

Seguidores